(0055) 11 4332 7729

contato@royesconsultoria.com

Facebook Twitter Youtube

Oficina Método S.O.M. - Sistema de Organização Musical e Trilha Sonora

 

 

 

Matéria sobre Oficina do Metodo S.O.M. (Sistema de Organização Musical e Trilha Sonora.

 

 

Por http://redebonja.cbj.g12.br/ielusc/revi_2005/revi_mod_reg.php?id=8327

 

A oficina Na Trilha da Cena, orientada por Guilhermo Santiago, reuniu nas tardes de quinta e sexta-fera (7 e 8 de maio), no teatro Juarez Machado, cerca de 30 convidados e teve como tema o estudo de sonoplastia. Atores e músicos participaram da aula, entre eles, Sidnei Oliveira e Daniel Xavier, atores que viajaram de moto de Carazinho (Rio Grande do Sul) até Joinville para assistir a oficina.

 

Foram 15h de viajem. Sidnei e Daniel souberam do evento através de um diretor de teatro que já havia trabalhado com Sidnei. Os dois ficaram hospedados na casa de uma conhecida e aproveitaram para conhecer a cidade e acompanhar o festival. Além dos 700 km de estrada, Sidnei e Daniel enfrentaram o frio da serra catarinense, tudo para acompanhar a oficina de sonoplastia que segundo Sidnei é “rara de acontecer”.

 

A oficina aconteceria no Hotel Mercure Platz, mas o grande número de inscritos fez a organização mudar o local para o Juarez Machado, onde a aula foi dividida em dois momentos. No primeiro dia os participantes receberam o texto Ioneizados de Raphael Vianna e através de instrumentos de percussão, sopro, cordas e corpo, os inscritos fizeram a trilha sonora dessa peça. No segundo momento foram elaboradas técnicas de criação de melodia, com dinâmicas que envolveram gravações e sons elaborados com garrafas de água.

 

Os estudos continuaram na sexta-feira, onde os convidados criaram músicas através de melodias provenientes da pronúncia de nomes próprios. Os convidados foram divididos em grupos de quatro pessoas, esses grupos emitiam sons e realizavam movimentos coordenados de forma habilidosa por Guilhermo. O orientador também respondeu questões sobre equalização, instrumentos musicais, trilhas sonoras, e tecnologia.

 

Ao final da oficina os participantes, inclusive os repórteres, foram convidados a participar da última dinâmica. A atividade consistia novamente em produzir sons através das garrafas com água. As garrafas foram cuidadosamente preenchidas com água para quando sopradas emitissem notas musicais diferentes. Divididos em quatro grupos, os participantes tocaram a 9ª Sinfonia de Beethoven, através de gestos e comandos de Guilhermo Santiago.

 

Guilhermo é especialista em sonoplastia, músico, cantor, intérprete, mestre em recursos humanos e diretor de uma empresa de consultoria em desenvolvimento humano de São Paulo. Emocionado, Guilhermo agradeceu o convite da Fecate e disse que ficou lisonjeado de dar a palestra no município onde já trabalhou como músico e professor.

Alguns de nossos clientes 

Contatos

 

contato@royesconsultoria.com

Tel.: (0055) 11 4332 7729

Redes Sociais

Facebook Twitter Youtube
Royes Consultoria - Todos os direitos reservados.